terça-feira, 5 de outubro de 2010

Organização do Ministério de Libras

No dia 04 de outubro, realizamos mais um encotro do nosso grupo. Agora com o Pastor Walmir, Lucineide, Késia, Teiquilane, Mônica e Fernando, um colega surdo de Teiquilane.Este contato com ele foi ótimo, ele é muito simpático. Conversamos muito em Libras, ele ja deu um sinal para o Pastor Walmir, lembrando que apenas um surdo pode dar um sinal aos ouvintes. Este sinal, para os surdos substitui o nome, é um alinguagem deles.
Neste encontro fechamos vários pontos:
  • Lucineide participará de nossos encontros e estará na Igreja quinzenalmente;
  • Pensaremos e organizaremos materiais para trabalhar nos domingos pela manhã com os surdos;
  • Pastor Walmir passará o sermão com antecedência para Lucineide poder fazer as interpretações;
  • Eliton ja disponibilizou em outros encontros a passar as músicas para o Ministério também;
  • Fernando comprometeu-se em estar conosco, em nossa igreja, no primeiro culto com intérprete, que será dia 17/10/2010;
  • Pr. Walmir nos mostrou os diversos materiais que  Missões Nacionais têm para trabalhar com surdos, iremos pesquisar mais profundamente  os materias para adequar a nossa realidade, confiram o site: www.missõesnacionais.org.br/publicação;
  • Criaremos um Projeto para Surdos em nossa igreja.
Agora, mãos a obra!!!!!

Rumo a concretização do Ministério de Libras na SIBAPA !!!

No dia 02 de outubro de 2010 tivemos um encontro muito importante,  a participação de  Lucineide Oliveira da Silva, uma ouvinte (termo utilizado para as pessoas que não possuem problemas de audição) e que conhece Libras por ter sido  casada com um surdo.


Em nossa conversa, ela nos passou uma série de dicas que precisaremos pensar em nosso Ministério e também os pontos que teremos que aprimorar como: preparar a Igreja para receber futuramente os surdos: na recepção; um local para ficarmos com eles, nas primeiras cadeiras, local que não  tenha muitos estímulos visuais,  porque atrapalha o campo visual do surdo, eles estarão com a intérprete (pessoa que fará a tradução da fala do pastor, das músicas do louvor e que também conversará com eles e tirará possíveis dúvidas. Pensamos também que teremos que organizar uma sala de estudo pelas manhãs de domingo,  assim como nós ouvintes temos um tempo de estudo aos domingos pela manhã, teremos que pensar em um local de materiais de estudo para os surdos também.
Concluimos nosso encontro muito felizes, na certeza de que teremos agora a segurança de uma intérprete que nos ajudará em nosso Ministério. Cremos que Lucineide é nossa resposta de oração, estávamos orando a Deus pedindo uma pessoa com este perfil.
Ao finalizar nossa reunião,  marcamos para dia 04 de outubro, um novo encontro com Lucineide e com o  Pastor Walmir, pastor titular da SIBAPA, que compreende a importância deste Ministério para a divulgação do evangelho aos surdos.